post-thumb

10 mitos sobre a energia solar

A demanda por formas renováveis de energia está aumentando a fim de diminuir os efeitos do aquecimento global que nosso meio ambiente enfrenta devido ao aumento da poluição. Estamos cercados por uma infinidade de energias renováveis, especialmente a energia solar, que tem potencial para ser utilizada o ano todo.

Embora isto seja verdade, ainda há um ceticismo em torno dos benefícios obtidos com a energia solar. É hora de remover esse ceticismo da energia solar e melhorar as perspectivas futuras para ela.

Mito 1: Os painéis solares não funcionam com tempo frio, chuvoso ou quando está nublado. Fato: Os painéis solares funcionam em ambientes ensolarados, frios e até mesmo nublados. As tecnologias dos painéis solares permitem que eles funcionem de forma eficaz e eficiente independente do clima. Mesmo os dias frios e ensolarados de inverno geram um nível de eletricidade comparável ao que se obteria nos dias quentes de verão.

Mito 2: A energia solar pode manter minha casa com eletricidade mesmo em uma queda de energia Fato: É claro que se você está vivendo na rede quando a energia caí, o sistema conectado a rede, também se apaga, pois é perigoso fazer funcionar a eletricidade em fios que os trabalhadores da eletricidade estão tentando consertar (por exemplo). Como resultado, seu inversor sabe que a rede foi desligada e desliga a geração de eletricidade que é movida a partir de painéis solares.

Mito 3: A energia solar é muito cara e não é economicamente viável. Fato: Na verdade, se observarmos os números de 2010 a 2020, os investimentos em painéis solares só aumentaram. Parte disso ocorre porque o custo médio dos produtos caiu enquanto a energia ficou mais cara. Hoje em dia é possivel pagar as parcelas da aquisição de um sistema com a economia na conta de luz.

Mito 4: A instalação de painéis solares é bastante complicada e requer muita manutenção. Fato: Na verdade, a instalação de painéis solares é relativamente simples, desde que você esteja usando um fabricante confiável. Idealmente, se seu sistema estiver conectado à sua rede de serviços públicos, o que é comum entre os sistemas elétricos. Os painéis solares precisariam apenas ser limpos com água para remover qualquer poeira ou detritos acumulados que tenha ficado presa neles.

Os painéis solares são construídos de forma a permitir que resistam a condições climáticas adversas, incluindo granizo, fortes chuvas e etc. Se você tiver um sistema baseado em bateria, ele precisará de mais limpeza do que um sem, mas os sistemas sem baterias são mais comuns e são mais baratos do que aqueles que têm sistemas de baterias.

Mito 5: Painéis solares causarão danos em seu telhado. Fato: Os painéis solares realmente beneficiam a parte do telhado que cobrem, protegendo-a e preservando-a. No caso improvável de que o telhado em que os painéis estão assentados seja danificado e precise ser reparado, o painel pode ser facilmente removido, uma vez que não estão diretamente ligados ao telhado; eles são apenas montados em cima dele. Normalmente, se houver alguma folga entre o telhado e os painéis, o selante é usado para preencher as folgas. Lembre-se sempre de certificar-se de que seu telhado está livre de danos antes de montar um novo telhado.

Mito 6: O excesso de energia pode ser armazenado em sistemas de baterias. Fato: Se você está vivendo na rede, seu sistema está conectado à rede elétrica, assim você se beneficiaria de um sistema de medição de rede. Além disso, se você estiver conectado à rede, ainda será capaz de manter sua empresa de eletricidade local atual, portanto, se você produzir mais eletricidade em alguns dias, acabará tendo mais eletricidade creditada em sua própria conta. Portanto, se você precisar de mais eletricidade à noite quando o sistema não estiver funcionando, você acaba usando a eletricidade extra produzida para alimentar sua casa diretamente da rede ou distribuidora em seu estado. Isto é feito automaticamente para que você não note nenhuma mudança

Mito 7: Revender sua casa será mais difícil com painéis solares. Fato: Na verdade, os painéis solares aumentariam o valor da propriedade de sua casa. Muitos estudos descobriram que as casas com painéis solares na verdade vendem mais rápido do que as casas sem painéis solares. Além da velocidade na venda, propriedades com painel solar podem ser vendidas por preços mais altos onde a diferença, em algumas situações, supera o próprio valor do projeto/sistema.

Mito 8: Os preços dos painéis solares são baseados no tamanho de sua casa. Fato: Os painéis solares são projetados para atender às necessidades específicas de consumo de energia. Ao determinar o custo de instalação dos painéis solares, é dada atenção especial à orientação e inclinação do telhado da sua casa. Além disso, a área circundante do telhado é considerada quando da construção para garantir o posicionamento em uma área que tenha fácil acesso à luz solar e não seja obstruída por árvores ou edifícios vizinhos. Sendo assim, existem alguns fatores que determinam o custo de um projeto e no geral, o ponto central é necessidade energética da propriedade

Mito 9: Se podemos usar carvão limpo, por que investir em energia solar? Fato: A energia solar é uma forma de energia mais limpa do que o “carvão limpo”, porque o carvão não é realmente limpo. O carvão é um dos combustíveis fósseis mais sujos. A mineração do carvão é responsável por uma série de problemas de saúde e ambientais. Quanto mais carvão queimamos, mais danos fazemos ao meio ambiente à medida que aumentamos a poluição por carbono.

Mito 10: Os painéis solares são ruins para o meio ambiente depois que sua vida útil é esgotada. Fato: Na verdade, os painéis solares são construídos para atingir uma vida útil máxima de 25 anos, após os quais podem ser reciclados. Tudo isso depende do fabricante que você utiliza para instalar seus painéis solares, mas saber se eles serão reciclados é um pouco complicado, já que a maioria dos painéis solares ainda estão funcionando de forma otimizada. Além disso, alguns fabricantes os reciclarão gratuitamente para você.

Escolher o integrador certo é uma grande decisão. A Solarify te ajuda nesse processo pois sabe que ao escolher o integrador certo, você terá um sistema solar personalizado que se adapta às necessidades de sua casa e o ajuda a economizar em suas contas de energia elétrica ao longo do tempo. Faça uma simulação agora, descubra o valor estimado do seu projeto, sua economia ao longo dos próximos 25 anos e receba os melhores orçamentos em até 48hs!

Compartilhe: